Monday, September 30, 2019

Defisaun Ontologia no Epistomologia

A. Ontologia
O principal ramo da metafísica é a ontologia, o estudo da categorização de objetos na natureza e a relação entre um e outro. A metafísica também tenta esclarecer os pensamentos humanos sobre o mundo, incluindo existência, materialidade, natureza, espaço, tempo, relações causais e possibilidades.


A ontologia é um dos estudos filosóficos mais antigos e se originou na Grécia. O estudo discute a existência de algo concreto. Figuras gregas que têm visões ontológicas são como Thales, Platão e Aristóteles. Na sua época, a maioria das pessoas não fazia distinção entre aparências e realidade. E a abordagem da ontologia na filosofia abrange vários entendimentos, a saber: (1) Compreender o monismo dividido em idealismo ou espiritualismo; (2) compreender o dualismo e (3) o pluralismo com várias nuances, é um entendimento ontológico.

A ontologia da ciência limita-se ao espaço de estudo científico que pode ser pensado racionalmente pelos seres humanos e que pode ser observado através dos cinco sentidos humanos. O campo da ontologia é limitado ao alcance do conhecimento científico humano. Enquanto o estudo dos objetos de estudo que estão dentro dos limites da pré-experiência (como a criação humana) e da pós-experiência (como o céu e o inferno) se torna a ontologia de outro conhecimento que não o seu. Algumas correntes no campo da ontologia, a saber, realismo, naturalismo, empirismo.

B. Epistemologia

Epistemologia é um ramo da filosofia que investiga a origem, natureza, métodos e limites do conhecimento humano (um ramo da filosofia que investiga a origem, natureza, métodos e limites do conhecimento humano). A epistemologia também é chamada de teoria do conhecimento (teoria do conhecimento). vem das palavras gregas episteme, que significa "conhecimento", "conhecimento verdadeiro", "conhecimento científico" e logos = teoria. Epistemologia pode ser definida como um ramo da filosofia que estuda a origem ou fonte, estrutura, métodos e validade (validade) do conhecimento.

Os problemas na epistemologia são: 1) O que é conhecimento? 2) Como os humanos podem saber alguma coisa? 3) Onde esse conhecimento pode ser obtido? 4) Como a validade do conhecimento pode ser avaliada? 5) Qual a diferença entre o conhecimento a priori (conhecimento pré-experiência) e o conhecimento a posteriori (conhecimento somente experiência)? 6) Quais são as diferenças entre: crenças, conhecimentos, opiniões, fatos, realidade, erros, imagens, idéias, verdades, probabilidade, certeza?

Etapas na epistemologia da ciência, entre outras, o pensamento dedutivo e o pensamento dedutivo de pai para filho dão uma natureza racional ao conhecimento científico e são consistentes com o conhecimento que foi purificado antes, o conhecimento sistemático e cumulativo é organizado passo a passo, compilando um argumento sobre algo novo baseado em conhecimento existente. Consistente e coerentemente, a ciência tenta fornecer explicações racionais para objetos que estão no foco do estudo.

C. Axiologia

Axiologia vem da palavra axios, que é do grego, que significa valor e logos, que significa teoria. Assim, a axiologia é uma "teoria dos valores" (Proverbs Bakhtiar, 2004: 162). Axiologia é interpretada como uma teoria de valores relacionados à utilidade do conhecimento adquirido (Jujun S. Suriasumantri, 2000: 105). Segundo Bramel em Provérbios Bakhtiar (2004: 163), a axiologia é dividida em três partes: primeiro, conduta moral, ou seja, ações morais que dão origem à ética; Keduei, - expressão estética, ou seja, a expressão da beleza; Terceiro, a vida sócio-política, que é a vida social e política, que dará origem à filosofia sócio-política.

Na Enciclopédia de Filosofia explicou que axiologia é equiparada a valor e valoração. Existem três formas de valor e avaliação, a saber: 1) Valor, como um substantivo abstrato; 2) Valor como substantivo concreto; 3) O valor também é usado como verbo no julgamento de expressões.

Axiologia é entendida como uma teoria do valor em seu desenvolvimento, dando origem a uma polêmica sobre a liberdade de conhecimento de valores ou o que pode ser chamado de neutralidade do conhecimento (sem valor). Por outro lado, existem tipos de conhecimento baseados no apego ao valor ou mais conhecidos como valor vinculado. Agora, o que é superior entre a neutralidade do conhecimento e o conhecimento com base no apego ao valor.

A neutralidade do conhecimento está apenas na base da epistemologia do rei: se preto é preto, se fica branco é branco; sem favorecer ninguém além da verdade real. Enquanto ontológica e axiologicamente, os cientistas devem ser julgados entre o bem e o mal, o que, em essência, exige que ele determine a atitude (Jujun S. Suriasumantri, 2000: 36).

Essa atitude controla o grande poder da ciência. É necessário que um cientista tenha uma base moral forte

No comments:

Post a Comment